Bibliografia

Abrantes, P. (2014). O Ensino Profissional enquanto afirmação de uma política educativa de sucesso [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar]. Universidade Católica Portuguesa.

[Palavras-chave: Ensino Profissional, modelos educativos, desempenho escolar, desigualdades sociais e escolares, expectativas profissionais.]

Alves, J. (1990). Avaliação dos processos de funcionamento das escolas profissionais. Instituto de Inovação Educacional, 3(3), 53-67.

[Palavras-chave: Escola profissional, Avaliação]

Alves, J. (1992). Modos de organização direcção e gestão das escolas profissionais: um estudo de quatro situações [Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, Administração Escolar], Instituto da Educação, Universidade do Minho.

[Palavras-chave: Gestão escolar, Escola profissional]

Alves, J. (1996). Modos de organização, direcção e gestão das escolas profissionais: um estudo de quatro situações. Porto Editora. ISBN: 972-0-34410-5

[Assuntos: Escola profissional; Autonomia institucional; Gestão escolar; Ensino e formação profissional; História da educação; Estudo de caso; Portugal]

Atkinson, P. & Delamont, S. (2008). Analytic perspectives. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Collecting and Interpreting Qualitative Materials. Sage Publications.

Azevedo, J. (1991, outubro, 29-30). Escolas Profissionais: aprendizagem assente no sistema modular – um balanço. [Comunicação]. Conferência Nacional do Programa PETRA, Coimbra, Portugal.

Azevedo, J. (1994). Avenidas de Liberdade. Reflexões sobre Política Educativa. Edições ASA.

Azevedo, J. (1999). O ensino secundário na Europa, nos anos noventa : o neoprofissionalismo e a acção do sistema educativo mundial : um estudo internacional [Tese de doutoramento em Ciências da Educação] Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

[Palavras-chave: Processos e estruturas educativas; Sistemas de ensino – Europa; Ensino secundário; Reforma do ensino; Neoprofissionalismo; Globalização mundial]

 Azevedo, J. (2009, janeiro, 22-23). Escolas profissionais 1989-2009: as oportunidades e os riscos de uma inovação educacional que viajou da margem para o centro. [Comunicação]. O Ensino Profissional: Analisar o Passado e Olhar o Futuro, Porto, Portugal. http://hdl.handle.net/10400.14/3100

[o autor descreve e analisa, num arco temporal de vinte anos, o movimento descrito por uma inovação social e educacional, as escolas profissionais em Portugal, desde a sua criação, em 1989, até à sua institucionalização no conjunto do sistema educativo, após o ano 2005.]

Azevedo, J (2014). O ensino profissional em Portugal, 1989-2014: viagem da periferia para o centro das políticas educativas. In Rodrigues, M. L. (org), 40 anos de políticas de educação em Portugal (pp. 411-468). Almedina. ISBN 978-972-40-5649-4. http://hdl.handle.net/10400.14/16362

[Este texto descreve e analisa, num arco temporal de vinte e cinco anos, o movimento descrito por uma inovação social e educacional, o ensino profissional em Portugal e as escolas profissionais, desde a sua criação, em 1989, até à sua institucionalização no conjunto do sistema educativo, após o ano 2005.]

Barbosa, B., Melo, A., et all (2019). Caracterização do Ensino e Formação Profissional em Portugal. Análise de dados secundários (2015-2019). EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo.

[Assiste-se, presentemente, a um tempo de mudança que a Educação tem de acompanhar. O ensino profissional dá resposta a esta importância da vertente tecnológica e profissionalizante na educação como preparação para o cidadão do futuro. Urge, assim, investir no desenvolvimento deste percurso formativo e implementar políticas educativas e socioeconómicas que promovam a sua valorização.]

 Barbosa, B., Melo, A., et al (2020). Oferta de ensino profissional secundário em Portugal. Triénio, 2018/2021. EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo.

[O principal objetivo deste relatório é caraterizar a oferta formativa de cursos profissionais do ensino secundário em Portugal (Nível 2 e 4 do Quadro Nacional de Qualificações).]

Barbosa, C. (2006). O Ensino Profissional da Música em Viana do Castelo. In Alberto A. Abreu (coord.). Cadernos Vianenses, Tomo 38, 161-193.

Barbosa, C. (2015). O impacto das Escolas Profissionais de Música na mobilidade social dos seus diplomados : estudo de caso no norte de Portugal [Dissertação de Mestrado em Ensino de Música]. Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/19372

[Palavras-chave: Escolas profissionais de música; Ensino profissional; Trajetórias escolares e profissionais; Condições sociais familiares; Mobilidade social]

Barbosa, C. (2016). Impacto do capital cultural na mobilidade social: o caso das escolas profissionais de música [Tese de Doutoramento em Sociedade e Cultura] Faculdade de Geografia e História, Universidade de Barcelona. http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/138778/1/CMPSB_TESE.pdf

[A investigação que aqui se apresenta tem como objetivo principal estudar o impacto das EPM na criação de capital cultural dos seus diplomados, analisando não só os fenómenos de mobilidade social ascendente, mas também os processos de translação de preferências e os comportamentos de consumo cultural, desde a infância à idade adulta].

Boal-Palheiros, G. & Boia, P. S. (2018). Perceptions and practices of music teacher graduates from the Porto School of Education. In E. K. Orman & E. Papatzikis (Eds.), Proceedings of the 27th International Society for Music Education Research Commission Seminar, 4-19. Canadian University Dubai.

Bush, T. (2020). Theories of Educational Leadership and Management (5ª ed). Sage Publications Ltd.

[Tony Bush explora os vínculos entre as teorias de gestão educacional e os principais modelos de liderança, e sua aplicação a políticas e práticas globais em contextos educacionais variados].

Campos, B. (2002). Políticas de formação de profissionais de ensino em escolas autónomas. Coleção: Biblioteca das ciências do homem. Ciências da educação Afrontamento. ISBN: 972-36-0593-7.

[Assuntos: Formação de professores; Ensino e formação profissional; Programa de formação; Política de educação; Entrevista; Portugal]

Castro, T.P. (2014). Alargamento dos cursos profissionais às escolas secundárias em Portugal de 2004-2012. Escolarização dos jovens e sucesso do ensino profissional [Dissertação de Mestrado em Administração Pública]. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/7928/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20final_Teresa%20Castro.pdf

[Palavras-chave: Ensino secundário; Ensino profissional; Taxa real de escolarização; Taxa de abandono precoce de educação e formação; Taxa de conclusão; Taxa de empregabilidade].

Costa, J., Cruz, A. & Mota, G. (2019). Between adoption and adaptation: Unveiling the complexity of the Orquestra Geração. Research Studies in Music Education, (41), 3, 293-309.

Costa, J., Mota, G. & Cruz, A. (2017). O Projeto Orquestra Geração. A duplicidade de um evento musical/social. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, XXXIII, Janeiro-Junho,135-154.

Costa, A. (2005). A reforma do ensino profissional do pós-guerra: da mudança necessária à mudança possível. Formar (52),14-19.

[“No presente artigo vamos relembrar, precisamente, a reforma do ensino técnico que apropriou este modelo de formação profissional durante décadas em Portugal mas não conseguiu sobreviver à extinção do Estado Novo, embora a sua certidão de óbito tenha precedido o período revolucionário. Analisaremos o contexto do seu aparecimento,
algumas das suas especificidades, as resistências à sua concretização e alguns traços da sua paternidade pedagógica”.]

Cardeira, A.M.; Frade, M. (2021). The Vocational School of Sintra and Its Contribution to Heritage Education. Heritage (4), 466–478. https://doi.org/10.3390/heritage4010028

[palavras-chave: vocational school; heritage of Sintra; heritage education; conservation and restoration; onsite work learning]. Este artigo, na introdução, faz uma breve contextualização ao ensino técnico-profissional em Portugal.

Creswell, J., & Plano-Clark, V. (2007). Designing and conducting mixed methods research. SAGE Publications.

[W. Creswell e Vicki L. Plano-Clark conduzem os leitores por todo o processo de pesquisa, desde a formulação de perguntas até o projeto, a recolha de dados e a interpretação de resultados, e incluem exemplos atualizados de estudos de métodos mistos publicados, extraídos de estudos sociais, comportamentais, de saúde e disciplinas de educação].

Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Eds.) (2008). Collecting and interpreting qualitative materials. SAGE Publications.

Departamento do Ensino Secundário (1991). Caracterização das ofertas e da frequência dos cursos técnicos (etp) e profissionais (ep): dezembro 1990. GETAP.

[Assuntos: Curso; Ensino técnico; Ensino e formação profissional; Efetivos escolares; Oportunidades de educação; Dados estatísticos; Educação artística; Oferta educativa; Assiduidade; Programa de formação; Portugal.]

Departamento do Ensino Secundário (1998). Ofertas educativas e formativas do ensino secundário. Ministério Da Educação, Departamento Do Ensino Secundário.

[Assuntos: Ofertas educativas e formativas; Cursos gerais; Curso tecnológicos, agrupamento 1, ciências-naturais; Cursos tecnológicos, agrupamento 2, artes; Cursos do ensino recorrente; Cursos tecnológicos, agrupamento 3, económico-social; Curso tecnológico, agrupamento 4, humanidades; Cursos profissionais; Cursos do ensino artístico especializado.]

Duarte, A. (2015). Condições de formulação das políticas públicas: o caso da generalização do ensino profissional, 2004-2009 [Tese de Doutoramento em Políticas Públicas do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa], Instituto Universitário de Lisboa.

[A presente tese de doutoramento em Políticas Públicas visa compreender o processo político de “generalização do ensino profissional nas escolas secundárias”, identificando os fatores que subjazem à decisão política. Para tal são identificados os antecedentes e analisado o processo de agendamento da medida].

Duarte, A. (2018). Viabilidade da implementação do ensino profissional de música nos Açores [Dissertação de Mestrado em Ensino de Música]. Escola Superior de Música de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/9391

[Palavras-chave: Ensino da música nos Açores; Abandono escolar; Escolas profissionais de música]

Duque, L.R. (2009). O ensino técnico-profissional em Portugal na segunda metade do século XX – O fenómeno da mobilidade social ascendente de carácter intergeracional [Tese de Doutoramento em Ciências da Educação Especialidade de Sociologia da Educação]. Universidade Aberta. https://core.ac.uk/download/pdf/61418309.pdf

[Estudo das quatro Reformas do ensino técnico-profissional (ETP) na segunda metade do século XX.]

European Commission/EACEA/Eurydice (2020). The Structure of the European Education Systems 2020/21: Schematic Diagrams. Eurydice Facts and Figures. Luxembourg: Publications Office of the European Union. https://www.dzs.cz/sites/default/files/2021-11/the_structure_of_the_european_education_systems_2020-21.pdf

[Este relatório centra-se na estrutura dos sistemas de educação e formação desde o pré-primário ao superior para o ano letivo/académico de 2020/21. Abrange 43 sistemas educativos, o que corresponde a 38 países participantes no programa Erasmus+ da UE (27 Estados-Membros da UE, Estados Reino, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Suíça, Islândia, Liechtenstein, Montenegro, Norte Macedônia, Noruega, Sérvia e Turquia). Este relatório tem três seções principais: 1. Uma breve apresentação dos principais modelos organizacionais do ensino fundamental e médio educação (níveis CITE 1-2); 2. Um guia para a leitura dos diagramas; 3. Os diagramas esquemáticos.]

Feliciano, P. (2008). Propostas de reforma do Ensino Artístico Especializado da Música: algumas linhas de reflexão. Revista de Educação Musical, (131), 5-11.

Fernandes, D., do Ó, J., ferreira, M. et all ( 2007). Estudo de Avaliação do Ensino Artístico. Direcção Geral de Formação Vocacional do Ministério da Educação e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/5501

[Avaliação educacional; Ensino artístico; Avaliação de escolas; Avaliação curricular; Avaliação de programas; Avaliação de políticas; Ensino especializado da Música.]

Fernandes, P. (2009). Cursos Profissionais: sinais de mudança na homogeneidade? [Dissertação de Mestrado em Estudos Urbanos] ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Ferreira, D. (1993). Estrutura modular nas escolas profissionais. GETAP/M.E.

[Apresenta situações pedagógicas possíveis na dinâmica e orientação dos cursos profissionais e, em conjunto com o livro com o mesmo título, constituem um documento de trabalho que pretende responder às questões levantadas nas escolas.]

Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional. (1992). Portugal anos 90: escolas profissionais, novos perfis de formação. GETAP.

[Assuntos: Ensino e formação profissional; Escola profissional; Portugal]

Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional. (1993). Ensino técnico-profissional. Escolas profissionais. Sistema de aprendizagem: semelhanças e diferenças. GETAP, Ministério da Educação. ISBN: 972-9386-35-8.

[Assuntos: Ensino técnico; Ensino e formação profissional; Ensino geral; Análise comparativa; Portugal]

Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional.  (1993). Estrutura modular nas escolas profissionais. In Orvalho, L. (coord.). GETAP.

[Assuntos: Avaliação; Escola profissional; Currículo; Curso por módulos; Avaliação dos estudantes; Portugal].

Lahire, B. (2002). Portraits sociologiques. Dispositions et variations individuelles. Nathan.

Lahire, B. (2003). From the habitus to an individual heritage of dispositions. Towards a sociology at the level of the individual. Poetics, (31), 329–355.

[ O seu programa de investigação concebe os indivíduos como sendo produtos de processos sociais pluriformes que ocorrem em domínios muito diferentes. Está concentrado em fatores sociais que podem ser responsáveis ​​por variações e mudanças comportamentais, em vez de diferenças irredutíveis entre grupos sociais].

Lourenço, I. (1999). Anuário das escolas profissionais: 99. Associação Nacional do Ensino Profissional, ed. com.

[Assuntos: Ensino e formação profissional; Escola profissional]     

Oliveira, F., Rodrigues, H. & Vasconcelos, A. (1995). As escolas profissionais de música em Portugal em 1995. Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, (85),16-23. https://run.unl.pt/bitstream/10362/12575/1/Escolas_Profissionais_Música.pdf

[Enquadramento legal; criação e suporte financeiro; aspetos de organização curricular. A realidade de 10 escolas profissionais de música existentes em Portugal em 1995.]

Orvalho, L., Alonso, L. (2009). Estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: investigação colaborativa sobre mudança curricular. Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. http://hdl.handle.net/10400.14/11508

[Os fatores críticos de sucesso escolar nos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário de 2004, nas escolas secundárias públicas.]

Orvalho, L., Alves, J. & Azevedo, J. (coord). (2017). (Re)encontrar e projetar o ensino profissional para o século XXI. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. ISBN: 978-989-99486-6-2.

Orvalho, L., Alves, J. & Azevedo, J. (2019). 30 anos de Ensino Profissional: perscrutar as intencionalidades e perspetivar o futuro. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/27587

[Este e-book está organizado em três partes: Parte I: Textos sobre o ensino profissional (Joaquim Azevedo, José Matias Alves, José Luís Presa, Luísa Orvalho) ; Parte II: Narrativas e testemunhos; Parte III: Posters apresentados nos Encontros ARRISCAR VIII, no dia 9 de maio de 2019, em Viana do Castelo.]

Macedo, T. (1986). A Formação Musical nas escolas profissionais de música. Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, abril/junho (49), 8-12.

Machado, J. (2019). Autonomia da escola e gestão curricular do ensino básico: desafios de um projeto de inovação. Revista Internacional de Formação de Professores (EIFP), 4, (3), 54-69.

[Palavras-chave: Flexibilidade curricular. Área curricular interdisciplinar. Autonomia. Inovação.]

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[Palavras-chave: Escola profissional; Escolha da profissão; Passagem à vida ativa; Desenvolvimento da educação]

Martins, A. (2014). Perfil da escola profissional como uma organização aprendente [Dissertação de Mestrado em Gestão na área de especialização em Gestão de Recursos Humanos]. Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/17507

[Palavras-Chave: Organizações Aprendentes, Aprendizagem, Organização, Aprendizagem Organizacional, Professores, Escolas Profissionais, Liderança.]

Martins & Martins (maio/agosto 2016). A visão do ensino técnico-profissional português: evolução histórica das medidas e rupturas. B. Téc. Senac, (42), 2, 6-31.

[Hermeneuticamente, e na perspectiva histórico-educativa, o texto aborda a evolução do ensino técnico-profissional em Portugal desde o fim do século 18. Analisa as medidas e decisões legislativas que visavam implementar o ensino profissional. Todo o percurso do ensino profissional caracterizou-se por uma série de avanços e recuos, ligados à evolução política do país. Ao seu início promissor, com Marquês de Pombal, seguiu-se um forte impulso no século 19, mas posto em xeque durante as convulsões liberais e a 1ª República. No Estado Novo, foi destinado às classes desfavorecidas, o que conduziu à sua estigmatização.]

Martins, A.; Pardal, L. & Dias, C. (2005). Ensino técnico e profissional: natureza da oferta e da procura. Interacções (1), 77-97.

[Palavras-chave: Ensino técnico-profissional; Reprodução social; Representações; Aspirações].

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 [Assuntos: Ensino e formação profissional; Estabelecimento de ensino; Repertório; Portugal]

Ministério da Educação. (1996). Avaliação do sistema das escolas profissionais. In Silva, J. (Coord.). Silva, A. & Fonseca, J. (Colab.). Ministério da Educação.

[Assuntos: Avaliação; Ensino e formação profissional; Escola profissional; Portugal]

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Nunes, C., Dias, J. F., Orvalho, L. (2015). A escola aliada ao território – O caso da Esproarte, uma educação que toca. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 15, 101-113.

Pinto, A.; Diogo F.; Silva, F. & Delgado, P. (2020). Cursos profissionais do ensino secundário: processos, impactos e desafios. Sensos, 7 (1), 46-56.

[Palavras-chave: Oferta educativa profissional; Ensino profissional em Portugal; Cursos profissionais].

Rocha, M.C. (1995). As escolas profissionais e a construção da identidade social e profissional dos jovens: uma análise de três situações [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação], Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

[Assuntos: Escola profissional; Mercado de trabalho; Sistema educativo; Reforma da educação; Ensino e formação profissional; Tese; Passagem à vida ativa; Emprego dos jovens; Portugal]

Rodrigues, M. (2010). A escola pública pode fazer a diferença. Edições Almedina SA. ISBN: 9789724042855

[p. 200: a criação de escolas do ensino profissional, em 1989, permitiu o desenvolvimento e a consolidação de cerca de 7 escolas profissionais, localizadas no norte do país, dispondo um quadro normativo e de um modelo pedagógico e de financiamento claros.]

Rodrigues, L. (2010). O ensino técnico-profissional em Portugal. Revista da Faculdade de Educação (14), 13-34.

[Palavras-chave: Portugal, educação, profissional, igualdade, acadêmico].

Rosa, T. (2016). O ensino especializado da música nas escolas profissionais e nas escolas de ensino vocacional : estudo comparativo dos modelos pedagógicos [Dissertação de Mestrado em Ensino de Música]. Universidade Lusíada de Lisboa. http://hdl.handle.net/11067/2494

[O presente estudo delineia as principais características curriculares do ensino da música lecionado nas escolas de ensino vocacional e nas escolas de ensino profissional de música e procura, através de uma análise comparativa, estabelecer os portos de convergência ou divergência entre eles ou as vantagens e debilidades de cada um deles].

Schein, E. (2010). Organizational Culture and Leadership. Jossey-Bass Publishers.

Silva, R. (2013). Ensino Profissional: Vocação ou Recurso? [Dissertação de Mestrado em Administração e Organização Escolar]. Centro Regional das Beiras, Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/13634

[Palavras Chave: Ensino Profissional, Escolhas e Expectativas, Escolas Profissionais, Rendimento Escolar.]

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Vasconcelos, A. (2020). As Artes performativas e a aprendizagem do desconhecido – o envolvimento dos estudantes através da criatividade e do risco. In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade, Instituto de Educação, 334-353.

Vieira, M. H. (2006). O Ensino da Música em Portugal no início do século XXI. Estudo sobre as Políticas de Ramificação Curricular [Tese de Doutoramento em Estudos da Criança] Universidade do Minho.

Vugt, A. (2017). European perspectives on music education. In Internationale perspektiven zur Musik (lehrer) ausbildung in Europa. José A. Rodriguez-Quiles (org.). Universitätsverlag Potsdam. https://publishup.uni-potsdam.de/opus4-ubp/frontdoor/deliver/index/docId/10071/file/psm04.pdf

[Descrever as perspetivas europeias sobre a educação musical não é, de facto, assim tão fácil. Apesar da pergunta “o que significa de facto “europeu”?” ou “o que é a educação musical?”, é evidente que a paisagem cultural e política é bastante diversificada e complexa. Por conseguinte, a minha intenção não é apresentar uma panorâmica completa nem chegar a conclusões claras. Gostaria de dar as minhas impressões e de vos informar sobre aquilo com que me deparei enquanto membro ativo de uma rede europeia de educação musical nas escolas, a Associação Europeia para a Música nas Escolas (EAS). Em primeiro lugar, darei algumas informações sobre a EAS. Em seguida, apresentarei alguns resultados de um projeto que tentou retratar a educação musical na Europa em termos de conteúdo, horas, formação de professores de música, etc. Em terceiro lugar, gostaria de falar sobre a política europeia e as tentativas de todos os tipos de redes e organismos que realçam a importância da música e da educação musical. Por fim, tirarei algumas conclusões.]

Tchernoff, E. (2007). Music schools in Europe. AEC Publications.

Este estudo sobre as escolas de música na Europa foi efetuado pelo Grupo de Trabalho Pré-universitário da Rede Temática ERASMUS para a Música “Polifonia”. O objetivo é estudar o impacto do Processo da Declaração de Bolonha Bolonha na formação musical profissional na Europa, bem como identificar as últimas tendências em educação musical em todos os níveis de ensino e na profissão musical. Pode parecer inesperado encontrar um grupo de trabalho sobre o ensino pré-universitário no âmbito de um projeto que se centra no nível de ensino superior. Mas há boas razões para incluir o ensino pré-universitário na investigação sobre a situação atual dos sistemas de formação musical profissional na Europa.

Werner, F. (2007). Preparing young musicians for professional training: what does scientific research tell us? AEC Publications.

Knudsen, C. & Tsoukas, H.(ed.) (2005). The Oxford Handbook of Organization Theory. Oxford University Press.

© Jorge Alexandre Costa & Rosa Maria Barros, 2022