Abrantes, P. (2014). O Ensino Profissional enquanto afirmação de uma política educativa de sucesso [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar]. Universidade Católica Portuguesa.
[Palavras-chave: Ensino Profissional, modelos educativos, desempenho escolar, desigualdades sociais e escolares, expectativas profissionais.]
Alves, J. (1990). Avaliação dos processos de funcionamento das escolas profissionais. Instituto de Inovação Educacional, 3(3), 53-67.
[Palavras-chave: Escola profissional, Avaliação]
Alves, J. (1992). Modos de organização direcção e gestão das escolas profissionais: um estudo de quatro situações [Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, Administração Escolar], Instituto da Educação, Universidade do Minho.
[Palavras-chave: Gestão escolar, Escola profissional]
Alves, J. (1996). Modos de organização, direcção e gestão das escolas profissionais: um estudo de quatro situações. Porto Editora. ISBN: 972-0-34410-5
[Assuntos: Escola profissional; Autonomia institucional; Gestão escolar; Ensino e formação profissional; História da educação; Estudo de caso; Portugal]
Atkinson, P. & Delamont, S. (2008). Analytic perspectives. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Collecting and Interpreting Qualitative Materials. Sage Publications.
Azevedo, J. (1991, outubro, 29-30). Escolas Profissionais: aprendizagem assente no sistema modular – um balanço. [Comunicação]. Conferência Nacional do Programa PETRA, Coimbra, Portugal.
Azevedo, J. (1994). Avenidas de Liberdade. Reflexões sobre Política Educativa. Edições ASA.
Azevedo, J. (1999). O ensino secundário na Europa, nos anos noventa : o neoprofissionalismo e a acção do sistema educativo mundial : um estudo internacional [Tese de doutoramento em Ciências da Educação] Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
[Palavras-chave: Processos e estruturas educativas; Sistemas de ensino – Europa; Ensino secundário; Reforma do ensino; Neoprofissionalismo; Globalização mundial]
Azevedo, J. (2009, janeiro, 22-23). Escolas profissionais 1989-2009: as oportunidades e os riscos de uma inovação educacional que viajou da margem para o centro. [Comunicação]. O Ensino Profissional: Analisar o Passado e Olhar o Futuro, Porto, Portugal. http://hdl.handle.net/10400.14/3100
[o autor descreve e analisa, num arco temporal de vinte anos, o movimento descrito por uma inovação social e educacional, as escolas profissionais em Portugal, desde a sua criação, em 1989, até à sua institucionalização no conjunto do sistema educativo, após o ano 2005.]
Azevedo, J (2014). O ensino profissional em Portugal, 1989-2014: viagem da periferia para o centro das políticas educativas. In Rodrigues, M. L. (org), 40 anos de políticas de educação em Portugal (pp. 411-468). Almedina. ISBN 978-972-40-5649-4. http://hdl.handle.net/10400.14/16362
[Este texto descreve e analisa, num arco temporal de vinte e cinco anos, o movimento descrito por uma inovação social e educacional, o ensino profissional em Portugal e as escolas profissionais, desde a sua criação, em 1989, até à sua institucionalização no conjunto do sistema educativo, após o ano 2005.]
Barbosa, B., Melo, A., et all (2019). Caracterização do Ensino e Formação Profissional em Portugal. Análise de dados secundários (2015-2019). EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo.
[Assiste-se, presentemente, a um tempo de mudança que a Educação tem de acompanhar. O ensino profissional dá resposta a esta importância da vertente tecnológica e profissionalizante na educação como preparação para o cidadão do futuro. Urge, assim, investir no desenvolvimento deste percurso formativo e implementar políticas educativas e socioeconómicas que promovam a sua valorização.]
Barbosa, B., Melo, A., et al (2020). Oferta de ensino profissional secundário em Portugal. Triénio, 2018/2021. EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo.
[O principal objetivo deste relatório é caraterizar a oferta formativa de cursos profissionais do ensino secundário em Portugal (Nível 2 e 4 do Quadro Nacional de Qualificações).]
Barbosa, C. (2006). O Ensino Profissional da Música em Viana do Castelo. In Alberto A. Abreu (coord.). Cadernos Vianenses, Tomo 38, 161-193.
Barbosa, C. (2015). O impacto das Escolas Profissionais de Música na mobilidade social dos seus diplomados : estudo de caso no norte de Portugal [Dissertação de Mestrado em Ensino de Música]. Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/19372
[Palavras-chave: Escolas profissionais de música; Ensino profissional; Trajetórias escolares e profissionais; Condições sociais familiares; Mobilidade social]
Barbosa, C. (2016). Impacto do capital cultural na mobilidade social: o caso das escolas profissionais de música [Tese de Doutoramento em Sociedade e Cultura] Faculdade de Geografia e História, Universidade de Barcelona. http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/138778/1/CMPSB_TESE.pdf
[A investigação que aqui se apresenta tem como objetivo principal estudar o impacto das EPM na criação de capital cultural dos seus diplomados, analisando não só os fenómenos de mobilidade social ascendente, mas também os processos de translação de preferências e os comportamentos de consumo cultural, desde a infância à idade adulta].
Boal-Palheiros, G. & Boia, P. S. (2018). Perceptions and practices of music teacher graduates from the Porto School of Education. In E. K. Orman & E. Papatzikis (Eds.), Proceedings of the 27th International Society for Music Education Research Commission Seminar, 4-19. Canadian University Dubai.
Bush, T. (2020). Theories of Educational Leadership and Management (5ª ed). Sage Publications Ltd.
[Tony Bush explora os vínculos entre as teorias de gestão educacional e os principais modelos de liderança, e sua aplicação a políticas e práticas globais em contextos educacionais variados].
Campos, B. (2002). Políticas de formação de profissionais de ensino em escolas autónomas. Coleção: Biblioteca das ciências do homem. Ciências da educação Afrontamento. ISBN: 972-36-0593-7.
[Assuntos: Formação de professores; Ensino e formação profissional; Programa de formação; Política de educação; Entrevista; Portugal]
Castro, T.P. (2014). Alargamento dos cursos profissionais às escolas secundárias em Portugal de 2004-2012. Escolarização dos jovens e sucesso do ensino profissional [Dissertação de Mestrado em Administração Pública]. Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/7928/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20final_Teresa%20Castro.pdf
[Palavras-chave: Ensino secundário; Ensino profissional; Taxa real de escolarização; Taxa de abandono precoce de educação e formação; Taxa de conclusão; Taxa de empregabilidade].
Costa, J., Cruz, A. & Mota, G. (2019). Between adoption and adaptation: Unveiling the complexity of the Orquestra Geração. Research Studies in Music Education, (41), 3, 293-309.
Costa, J., Mota, G. & Cruz, A. (2017). O Projeto Orquestra Geração. A duplicidade de um evento musical/social. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, XXXIII, Janeiro-Junho,135-154.
Costa, A. (2005). A reforma do ensino profissional do pós-guerra: da mudança necessária à mudança possível. Formar (52),14-19.
[“No presente artigo vamos relembrar, precisamente, a reforma do ensino técnico que apropriou este modelo de formação profissional durante décadas em Portugal mas não conseguiu sobreviver à extinção do Estado Novo, embora a sua certidão de óbito tenha precedido o período revolucionário. Analisaremos o contexto do seu aparecimento,
algumas das suas especificidades, as resistências à sua concretização e alguns traços da sua paternidade pedagógica”.]
Cardeira, A.M.; Frade, M. (2021). The Vocational School of Sintra and Its Contribution to Heritage Education. Heritage (4), 466–478. https://doi.org/10.3390/heritage4010028
[palavras-chave: vocational school; heritage of Sintra; heritage education; conservation and restoration; onsite work learning]. Este artigo, na introdução, faz uma breve contextualização ao ensino técnico-profissional em Portugal.
Creswell, J., & Plano-Clark, V. (2007). Designing and conducting mixed methods research. SAGE Publications.
[W. Creswell e Vicki L. Plano-Clark conduzem os leitores por todo o processo de pesquisa, desde a formulação de perguntas até o projeto, a recolha de dados e a interpretação de resultados, e incluem exemplos atualizados de estudos de métodos mistos publicados, extraídos de estudos sociais, comportamentais, de saúde e disciplinas de educação].
Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Eds.) (2008). Collecting and interpreting qualitative materials. SAGE Publications.
Departamento do Ensino Secundário (1991). Caracterização das ofertas e da frequência dos cursos técnicos (etp) e profissionais (ep): dezembro 1990. GETAP.
[Assuntos: Curso; Ensino técnico; Ensino e formação profissional; Efetivos escolares; Oportunidades de educação; Dados estatísticos; Educação artística; Oferta educativa; Assiduidade; Programa de formação; Portugal.]
Departamento do Ensino Secundário (1998). Ofertas educativas e formativas do ensino secundário. Ministério Da Educação, Departamento Do Ensino Secundário.
[Assuntos: Ofertas educativas e formativas; Cursos gerais; Curso tecnológicos, agrupamento 1, ciências-naturais; Cursos tecnológicos, agrupamento 2, artes; Cursos do ensino recorrente; Cursos tecnológicos, agrupamento 3, económico-social; Curso tecnológico, agrupamento 4, humanidades; Cursos profissionais; Cursos do ensino artístico especializado.]
Duarte, A. (2015). Condições de formulação das políticas públicas: o caso da generalização do ensino profissional, 2004-2009 [Tese de Doutoramento em Políticas Públicas do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa], Instituto Universitário de Lisboa.
[A presente tese de doutoramento em Políticas Públicas visa compreender o processo político de “generalização do ensino profissional nas escolas secundárias”, identificando os fatores que subjazem à decisão política. Para tal são identificados os antecedentes e analisado o processo de agendamento da medida].
Duarte, A. (2018). Viabilidade da implementação do ensino profissional de música nos Açores [Dissertação de Mestrado em Ensino de Música]. Escola Superior de Música de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/9391
[Palavras-chave: Ensino da música nos Açores; Abandono escolar; Escolas profissionais de música]
Duque, L.R. (2009). O ensino técnico-profissional em Portugal na segunda metade do século XX – O fenómeno da mobilidade social ascendente de carácter intergeracional [Tese de Doutoramento em Ciências da Educação Especialidade de Sociologia da Educação]. Universidade Aberta. https://core.ac.uk/download/pdf/61418309.pdf
[Estudo das quatro Reformas do ensino técnico-profissional (ETP) na segunda metade do século XX.]
European Commission/EACEA/Eurydice (2020). The Structure of the European Education Systems 2020/21: Schematic Diagrams. Eurydice Facts and Figures. Luxembourg: Publications Office of the European Union. https://www.dzs.cz/sites/default/files/2021-11/the_structure_of_the_european_education_systems_2020-21.pdf
[Este relatório centra-se na estrutura dos sistemas de educação e formação desde o pré-primário ao superior para o ano letivo/académico de 2020/21. Abrange 43 sistemas educativos, o que corresponde a 38 países participantes no programa Erasmus+ da UE (27 Estados-Membros da UE, Estados Reino, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Suíça, Islândia, Liechtenstein, Montenegro, Norte Macedônia, Noruega, Sérvia e Turquia). Este relatório tem três seções principais: 1. Uma breve apresentação dos principais modelos organizacionais do ensino fundamental e médio educação (níveis CITE 1-2); 2. Um guia para a leitura dos diagramas; 3. Os diagramas esquemáticos.]
Feliciano, P. (2008). Propostas de reforma do Ensino Artístico Especializado da Música: algumas linhas de reflexão. Revista de Educação Musical, (131), 5-11.
Fernandes, D., do Ó, J., ferreira, M. et all ( 2007). Estudo de Avaliação do Ensino Artístico. Direcção Geral de Formação Vocacional do Ministério da Educação e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/5501
[Avaliação educacional; Ensino artístico; Avaliação de escolas; Avaliação curricular; Avaliação de programas; Avaliação de políticas; Ensino especializado da Música.]
Fernandes, P. (2009). Cursos Profissionais: sinais de mudança na homogeneidade? [Dissertação de Mestrado em Estudos Urbanos] ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Ferreira, D. (1993). Estrutura modular nas escolas profissionais. GETAP/M.E.
[Apresenta situações pedagógicas possíveis na dinâmica e orientação dos cursos profissionais e, em conjunto com o livro com o mesmo título, constituem um documento de trabalho que pretende responder às questões levantadas nas escolas.]
Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional. (1992). Portugal anos 90: escolas profissionais, novos perfis de formação. GETAP.
[Assuntos: Ensino e formação profissional; Escola profissional; Portugal]
Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional. (1993). Ensino técnico-profissional. Escolas profissionais. Sistema de aprendizagem: semelhanças e diferenças. GETAP, Ministério da Educação. ISBN: 972-9386-35-8.
[Assuntos: Ensino técnico; Ensino e formação profissional; Ensino geral; Análise comparativa; Portugal]
Gabinete de Ensino Tecnológico, Artístico e Profissional. (1993). Estrutura modular nas escolas profissionais. In Orvalho, L. (coord.). GETAP.
[Assuntos: Avaliação; Escola profissional; Currículo; Curso por módulos; Avaliação dos estudantes; Portugal].
Lahire, B. (2002). Portraits sociologiques. Dispositions et variations individuelles. Nathan.
Lahire, B. (2003). From the habitus to an individual heritage of dispositions. Towards a sociology at the level of the individual. Poetics, (31), 329–355.
[ O seu programa de investigação concebe os indivíduos como sendo produtos de processos sociais pluriformes que ocorrem em domínios muito diferentes. Está concentrado em fatores sociais que podem ser responsáveis por variações e mudanças comportamentais, em vez de diferenças irredutíveis entre grupos sociais].
Lourenço, I. (1999). Anuário das escolas profissionais: 99. Associação Nacional do Ensino Profissional, ed. com.
[Assuntos: Ensino e formação profissional; Escola profissional]
Oliveira, F., Rodrigues, H. & Vasconcelos, A. (1995). As escolas profissionais de música em Portugal em 1995. Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, (85),16-23. https://run.unl.pt/bitstream/10362/12575/1/Escolas_Profissionais_Música.pdf
[Enquadramento legal; criação e suporte financeiro; aspetos de organização curricular. A realidade de 10 escolas profissionais de música existentes em Portugal em 1995.]
Orvalho, L., Alonso, L. (2009). Estrutura modular nos cursos profissionais das escolas secundárias públicas: investigação colaborativa sobre mudança curricular. Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho. http://hdl.handle.net/10400.14/11508
[Os fatores críticos de sucesso escolar nos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário de 2004, nas escolas secundárias públicas.]
Orvalho, L., Alves, J. & Azevedo, J. (coord). (2017). (Re)encontrar e projetar o ensino profissional para o século XXI. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. ISBN: 978-989-99486-6-2.
Orvalho, L., Alves, J. & Azevedo, J. (2019). 30 anos de Ensino Profissional: perscrutar as intencionalidades e perspetivar o futuro. Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/27587
[Este e-book está organizado em três partes: Parte I: Textos sobre o ensino profissional (Joaquim Azevedo, José Matias Alves, José Luís Presa, Luísa Orvalho) ; Parte II: Narrativas e testemunhos; Parte III: Posters apresentados nos Encontros ARRISCAR VIII, no dia 9 de maio de 2019, em Viana do Castelo.]
Macedo, T. (1986). A Formação Musical nas escolas profissionais de música. Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical, abril/junho (49), 8-12.
Machado, J. (2019). Autonomia da escola e gestão curricular do ensino básico: desafios de um projeto de inovação. Revista Internacional de Formação de Professores (EIFP), 4, (3), 54-69.
[Palavras-chave: Flexibilidade curricular. Área curricular interdisciplinar. Autonomia. Inovação.]
Marques, M. (1990). As escolas profissionais: um novo modelo de formação. Instituto de Inovação Educacional, 3(3), 43-52.
[Palavras-chave: Escola profissional; Escolha da profissão; Passagem à vida ativa; Desenvolvimento da educação]
Martins, A. (2014). Perfil da escola profissional como uma organização aprendente [Dissertação de Mestrado em Gestão na área de especialização em Gestão de Recursos Humanos]. Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/17507
[Palavras-Chave: Organizações Aprendentes, Aprendizagem, Organização, Aprendizagem Organizacional, Professores, Escolas Profissionais, Liderança.]
Martins & Martins (maio/agosto 2016). A visão do ensino técnico-profissional português: evolução histórica das medidas e rupturas. B. Téc. Senac, (42), 2, 6-31.
[Hermeneuticamente, e na perspectiva histórico-educativa, o texto aborda a evolução do ensino técnico-profissional em Portugal desde o fim do século 18. Analisa as medidas e decisões legislativas que visavam implementar o ensino profissional. Todo o percurso do ensino profissional caracterizou-se por uma série de avanços e recuos, ligados à evolução política do país. Ao seu início promissor, com Marquês de Pombal, seguiu-se um forte impulso no século 19, mas posto em xeque durante as convulsões liberais e a 1ª República. No Estado Novo, foi destinado às classes desfavorecidas, o que conduziu à sua estigmatização.]
Martins, A.; Pardal, L. & Dias, C. (2005). Ensino técnico e profissional: natureza da oferta e da procura. Interacções (1), 77-97.
[Palavras-chave: Ensino técnico-profissional; Reprodução social; Representações; Aspirações].
Ministério da Educação. (1991). Escolas profissionais por distritos: ano 91/92. M.E.
[Assuntos: Ensino e formação profissional; Estabelecimento de ensino; Repertório; Portugal]
Ministério da Educação. (1996). Avaliação do sistema das escolas profissionais. In Silva, J. (Coord.). Silva, A. & Fonseca, J. (Colab.). Ministério da Educação.
[Assuntos: Avaliação; Ensino e formação profissional; Escola profissional; Portugal]
Mota G. (2020). Six Young Women on a Band-Stand: Voices Lost in Time. In: T. Smith and K. Hendricks (eds), Narratives and Reflections in Music Education. Landscapes: the Arts, Aesthetics, and Education, (28), 19-32. Springer, Cham.
Nabeiro, M.F (2013). A estrutura modular dos cursos profissionais: um estudo de caso múltiplo [ Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação], Escola de Ciências Sociais, Universidade de Évora.
Nunes, C., Dias, J. F., Orvalho, L. (2015). A escola aliada ao território – O caso da Esproarte, uma educação que toca. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 15, 101-113.
Pinto, A.; Diogo F.; Silva, F. & Delgado, P. (2020). Cursos profissionais do ensino secundário: processos, impactos e desafios. Sensos, 7 (1), 46-56.
[Palavras-chave: Oferta educativa profissional; Ensino profissional em Portugal; Cursos profissionais].
Rocha, M.C. (1995). As escolas profissionais e a construção da identidade social e profissional dos jovens: uma análise de três situações [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação], Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.
[Assuntos: Escola profissional; Mercado de trabalho; Sistema educativo; Reforma da educação; Ensino e formação profissional; Tese; Passagem à vida ativa; Emprego dos jovens; Portugal]
Rodrigues, M. (2010). A escola pública pode fazer a diferença. Edições Almedina SA. ISBN: 9789724042855
[p. 200: a criação de escolas do ensino profissional, em 1989, permitiu o desenvolvimento e a consolidação de cerca de 7 escolas profissionais, localizadas no norte do país, dispondo um quadro normativo e de um modelo pedagógico e de financiamento claros.]
Rodrigues, L. (2010). O ensino técnico-profissional em Portugal. Revista da Faculdade de Educação (14), 13-34.
[Palavras-chave: Portugal, educação, profissional, igualdade, acadêmico].
Rosa, T. (2016). O ensino especializado da música nas escolas profissionais e nas escolas de ensino vocacional : estudo comparativo dos modelos pedagógicos [Dissertação de Mestrado em Ensino de Música]. Universidade Lusíada de Lisboa. http://hdl.handle.net/11067/2494
[O presente estudo delineia as principais características curriculares do ensino da música lecionado nas escolas de ensino vocacional e nas escolas de ensino profissional de música e procura, através de uma análise comparativa, estabelecer os portos de convergência ou divergência entre eles ou as vantagens e debilidades de cada um deles].
Schein, E. (2010). Organizational Culture and Leadership. Jossey-Bass Publishers.
Silva, R. (2013). Ensino Profissional: Vocação ou Recurso? [Dissertação de Mestrado em Administração e Organização Escolar]. Centro Regional das Beiras, Universidade Católica Portuguesa. http://hdl.handle.net/10400.14/13634
[Palavras Chave: Ensino Profissional, Escolhas e Expectativas, Escolas Profissionais, Rendimento Escolar.]
Sloboda, J. (2018). Can Music Be a Powerful Tool for Social Justice. In Cathy Benedict, Patrick Schmidt, Gary Spruce and Paul Woodford (eds). The Oxford Handbook of Social Justice in Music Education, (pp.539-547). Oxford University Press.
Stake, R. (2010). Qualitative research: studying how things work. Guildford Press.
Vasconcelos, A. (2011). Educação Artístico-Musical: Cenas, Actores e Políticas [Tese de Doutoramento em Educação] Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Vasconcelos, A. (2020). As Artes performativas e a aprendizagem do desconhecido – o envolvimento dos estudantes através da criatividade e do risco. In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Inclusão e Diversidade, Instituto de Educação, 334-353.
Vieira, M. H. (2006). O Ensino da Música em Portugal no início do século XXI. Estudo sobre as Políticas de Ramificação Curricular [Tese de Doutoramento em Estudos da Criança] Universidade do Minho.
Vugt, A. (2017). European perspectives on music education. In Internationale perspektiven zur Musik (lehrer) ausbildung in Europa. José A. Rodriguez-Quiles (org.). Universitätsverlag Potsdam. https://publishup.uni-potsdam.de/opus4-ubp/frontdoor/deliver/index/docId/10071/file/psm04.pdf
[Descrever as perspetivas europeias sobre a educação musical não é, de facto, assim tão fácil. Apesar da pergunta “o que significa de facto “europeu”?” ou “o que é a educação musical?”, é evidente que a paisagem cultural e política é bastante diversificada e complexa. Por conseguinte, a minha intenção não é apresentar uma panorâmica completa nem chegar a conclusões claras. Gostaria de dar as minhas impressões e de vos informar sobre aquilo com que me deparei enquanto membro ativo de uma rede europeia de educação musical nas escolas, a Associação Europeia para a Música nas Escolas (EAS). Em primeiro lugar, darei algumas informações sobre a EAS. Em seguida, apresentarei alguns resultados de um projeto que tentou retratar a educação musical na Europa em termos de conteúdo, horas, formação de professores de música, etc. Em terceiro lugar, gostaria de falar sobre a política europeia e as tentativas de todos os tipos de redes e organismos que realçam a importância da música e da educação musical. Por fim, tirarei algumas conclusões.]
Tchernoff, E. (2007). Music schools in Europe. AEC Publications.
Este estudo sobre as escolas de música na Europa foi efetuado pelo Grupo de Trabalho Pré-universitário da Rede Temática ERASMUS para a Música “Polifonia”. O objetivo é estudar o impacto do Processo da Declaração de Bolonha Bolonha na formação musical profissional na Europa, bem como identificar as últimas tendências em educação musical em todos os níveis de ensino e na profissão musical. Pode parecer inesperado encontrar um grupo de trabalho sobre o ensino pré-universitário no âmbito de um projeto que se centra no nível de ensino superior. Mas há boas razões para incluir o ensino pré-universitário na investigação sobre a situação atual dos sistemas de formação musical profissional na Europa.
Werner, F. (2007). Preparing young musicians for professional training: what does scientific research tell us? AEC Publications.
Knudsen, C. & Tsoukas, H.(ed.) (2005). The Oxford Handbook of Organization Theory. Oxford University Press.
© Jorge Alexandre Costa & Rosa Maria Barros, 2022